quinta-feira, 18 de abril de 2013

Molde de cartão-flor para Dia das Mães

Molde de cartão-flor para Dia das Mães: Ideia simples e fácil de fazer para fazer com a turminha pequena...

Esta é umasugestãopara fazer em papel com os pequenos. Amplie o molde, imprima e recorte. Atividade para ser realizada juntamente com as crianças. Depois é só colorir, preencher o cartão e cada um leva pra casa pra sua mãezinha...



A ideia também pode ser feita em EVA.
Read more:http://www.pragentemiuda.org/2008/04/

A Educação Começa no Ventre.

A Educação Começa no Ventre.:

A jovem, um tanto afoita, adentrou a sala da benevolente diretora, e com voz emocionada, suplicou:

- Meu filho já conta 1 ano, quando devo começar a educá-lo?
A educadora, com ternura no olhar e firmeza na voz, respondeu:
- Corra o mais depressa possível a educá-lo, porquanto você já perdeu 21 preciosos meses.
- Ora, como 21 meses? O garoto só conta 1 ano, ou seja 12 meses. Disse a jovem.
- Ah, minha filha, 12 meses mais os nove que ficou em seu ventre, a educação começa no ventre, acariciando-o e dizendo: “Eu te amo, você é um anjo para minha vida!”
A passagem em questão é atribuída à notável Maria Montessori (1870-1952), primeira mulher italiana a se tornar médica, e sem dúvida uma das maiores educadoras do século passado.
Montessori mostra que a vida não começa quando a criança sai do ventre da mãe. O Espiritismo completa a visão da educadora e ensina que aquele ser pequeno e por hora indefeso que habita o ventre materno, é um espírito em evolução, trazendo uma cultura milenar e uma ânsia por prosseguir em sua trajetória de aprendizado.
Quando a criatura é querida, desejada, esperada pelos pais, quando a mãe e os familiares acariciam o ventre em gesto de afeto, mostrando que aquele ser será bem vindo, estimulado e amado, a educação já começou a ser ministrada. Impossível educar sem amor, impossível transmitir valores sem as ferramentas do afeto!
Interessante ressaltar que Maria Montessori e Kardec – o codificador do Espiritismo - eram dois educadores, duas figuras sintonizadas com a importância da educação na construção de uma sociedade equilibrada. Ambos educavam com amor e por amor. Por isso salientavam a necessidade de uma educação com bases estreitas, iniciada em família, e, após, expandida à sociedade.
Outro ponto importante de Montessori e Kardec: Montessori dizia que é fundamental educar o recém nascido transmitindo-lhe hábitos saudáveis, ensinando a pequena criatura que há a hora de evacuar, dormir, se alimentar. Kardec ensinava que o verdadeiro espírita é aquele que procura coibir suas más inclinações, ou seja, o verdadeiro espírita é aquele que procura ter hábitos saudáveis.
Educação e amor são duas usinas de criação de hábitos saudáveis. E uma sociedade equilibrada, sem desníveis sociais, sem fome e violência, sem corrupção e desrespeito, é feita de cidadãos educados e com hábitos saudáveis.
Hoje em grande parte das famílias a situação se inverteu: pais desconectados com a importância da educação a transferiram para a escola, confundindo educação com informação. Crianças que crescem sem as bases amorosas da família, ou seja, sem hábitos saudáveis, têm mais facilidades de se complicar nas provações existenciais.


Lembro de abastada família que relegou toda a educação de seus filhos à escola. A concepção dos pais girava em torno do restrito universo materialista a considerar: “Pago bem, meu filho deve ser bem educado!” Contudo, não obstante ao esforço e capacitação dos professores do renomado colégio, o filho cresceu sem as bases amorosas da família. O pai não lhe fazia um afago, porquanto sempre às voltas com negócios. A mãe também não tinha tempo para o filho, porquanto escrava era das reuniões sociais.
O resultado foi desastroso: um jovem carente que acabou suicidando-se aos 20 anos ao ver o término de seu primeiro namoro. Faltou a esse jovem referências familiares que o despertassem aos valores da espiritualidade.


Dialogar com os filhos sobre a vida e morte, mostrar que estamos aqui apenas de passagem, ensinando a transitoriedade de nossa existência terrena, também faz parte da educação que deve ser ministrada às crianças.

Conversar sobre essas questões, filosofar em torno dos objetivos da jornada terrena é uma das formas de criar hábitos saudáveis, contudo, como afirma Montessori: fundamental é amar; porquanto a educação que cria hábitos saudáveis e indivíduos melhores se faz com amor, muito amor, desde o ventre materno.


Pensemos nisso.


Wellington Balbo


http://www.omensageiro.com.br/artigos/artigo-226.htm





9 Onde é que se vê na causa primária a manifestação de uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?


– Tendes um provérbio que diz: “Pela obra reconhece-se o autor.” Pois bem: olhai a obra e procurai o autor. É o orgulho que causa a incredulidade. O homem orgulhoso não admite nada acima dele; é por isso que se julga um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!

☼ Julga-se o poder de uma inteligência por suas obras. Como nenhum ser humano pode criar o que a natureza produz, a causa primária é, portanto, uma inteligência superior à humanidade.

Quaisquer que sejam os prodígios realizados pela inteligência humana, essa inteligência tem ela mesma uma causa e, quanto mais grandioso foro que ela realize, maior deve ser a causa primária. É essa inteligência superior que é a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome que o homem lhe queira dar.


Livro dos Espíritos - Allan Kardec  


Amigos, por favor respondam a enquete sobre o mural de preces, é importante para as pessoas que deixam seus pedidos verem que outros estão orando. Quanto maior o número de participantes, maior será a eficácia das preces. Que Jesus abençoe a todos que estão se doando em orações. " Pedi e obtereis". Disse o Cristo.







BAU DOS SENTIMENTOS

BAU DOS SENTIMENTOS:


 Gabi vivia numa guerra com seus sentimentos.

MEIMEI

MEIMEI: A Visão de Joaquina



Meimei

Psicografia
Marilusa Moreira Vasconcelos

Editora Radhu



Joaquina era uma
jovem muito alegre, ativa e trabalhadeira.

Sabem por que ela
era alegre?  Porque
conhecia e tinha consigo um tesouro, o maior tesouro da Terra.
Este tesouro de Joaquina era tão valioso, que a fazia a
mulher mais rica da Terra.
Podia haver um rei que possuísse coroas cravejadas de

Caridade

Caridade: QUEM SOU EU?-
RESPEITO ÀS DIFERENÇAS




 Cada
indivíduo é especial, único; cada pessoa é diferente física e emocionalmente;
Deus ama cada um como ele é.



SUGESTÕES:

Demonstrar
como cada pessoa é diferente.

 
Material:
Levar balança, fita métrica, espelho, papel pardo, lápis de cor, fichas de
cartolina, historia sobre o tema, musica.
 (Maternal /Jardim A) – medir, pesar, fazer
as

São Francisco e o lobo

São Francisco e o lobo: Talvez a história mais famosa de São Francisco seja quando ele domesticou o
lobo que estava aterrorizando o povo de Gubbio. Enquanto Francisco estava
hospedado na cidade ele ouviu falar de um lobo tão feroz que não apenas
matava e comia animais, mas assustava muito as pessoas.
Certa vez as pessoas pegaram armas e foram atrás do lobo, mas o lobo os
enfrentou, o que fez com que os moradores

São Francisco, dos coelhos e dos peixes

São Francisco, dos coelhos e dos peixes: Um dia, um irmão trouxe um coelho que havia sido capturado em uma
armadilha para São Francisco.
Francisco aconselhou o coelho a ser mais atento no futuro, em seguida, soltou o
coelho da armadilha e colocou-o no chão para seguir o seu caminho. Mas o
coelho pulou de volta até no colo de Francisco, desejando estar perto do santo.
Francisco pegou o coelho e levou-o ate a floresta, soltou- o

São Francisco e as Aves

São Francisco e as Aves: Pai Francisco e seus companheiros estavam fazendo uma viagem através do
vale de Spoleto perto da cidade de Bevagna. De repente, Francisco viu um
grande número de aves de todas as variedades. Havia pombos, corvos e todos
os tipos de aves. Francisco deixou seus amigos na estrada e correu atrás dos
pássaros e cumprimentou-os dizendo: "Meu irmão e irmã de aves, vocês devem
louvar ao seu Criador e

REGRAS DE BOA CONDUTA

REGRAS DE BOA CONDUTA: Sou sábio, cristão e bastante educado. Por quê...

<!--[if !supportLists]-->1.   
<!--[endif]-->Respeito o meu
semelhante e também os animais;

<!--[if !supportLists]-->2.   
<!--[endif]-->Não faço do
ônibus, metrô e da rua minha lixeira, tenho sempre um saquinho na minha bolsa;

<!--[if !supportLists]-->3.   
<!--[endif]-->Em público
procuro não falar alto ao telefone celular para não

ANÁLIA FRANCO

ANÁLIA FRANCO:



Nascida na cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro, no dia 10 de fevereiro de 1856, e desencarnada em S. Paulo, no dia 13 de janeiro de 1919. Seu nome de solteira era...

Crianças do Século XXI.

Crianças do Século XXI.:

As crianças de hoje surpreendem pela sua incrível capacidade de lidar com
engenhocas tecnológicas. Assustam adultos de mais de trinta anos que sentem
algum desconforto frente ao computador, a botões e máquinas eletrônicas sofisticadas.




Os garotos da atualidade assistem em tempo real ao que ocorre em locais
distantes de onde se encontram e estão habituados a conquistas científicas.



Tudo isso leva pais a se considerarem ultrapassados, endeusando os filhos ou
considerando-os verdadeiros gênios.



Por mais que ajam com certa autonomia, as crianças de hoje, como as de ontem,
têm necessidade dos adultos para lhes dizer o que fazer e o que não fazer.



Os pequenos gênios fazem birra, esperneiam e até fazem greve para conseguirem o
que desejam.



Precisam de um basta que interrompa sua diversão com o game quando a hora é a
da refeição, do banho ou da escola.



Necessitam receber não para regular a sua rotina e sua saúde.



Precisam de disciplina. E disciplina se faz com limites.



É um erro tratar as crianças simplesmente como cérebros ansiosos por mais e
mais conhecimentos.



Elas necessitam de experiências afetivas, motivo pelo qual não podem dispensar
as brincadeiras com outras crianças.



Assim como elas precisam da imposição dos limites pelos adultos, necessitam dos
conflitos com seus amiguinhos para aprenderem a se relacionar com pessoas e
coisas.



O mundo necessita de homens capazes de amar, de respeitar o semelhante, de
reconhecer as diferenças, de pensar, muito mais do que de gênios sem moral,
frios e calculistas.



A ciência, sem sentimento, tem causado males e tragédias.



Preocupemo-nos, pois, em atender a busca afetiva dos nossos filhos. Permitamos
que eles convivam com outras crianças, que criem brincadeiras, usando a sua
criatividade.



Busquemos ensinar-lhes, através da experiência diária, os benefícios do afeto
verdadeiro, abraçando-os, beijando-os, valorizando seus pequenos gestos,
ouvindo-os com atenção.



A criança aprende o que vivencia. O lar é a primeira e fundamental escola. É
nele que se forma o homem de bem que ampliará os horizontes do amor, nos dias
futuros. Ou o tirano genioso que pensa que o mundo deve girar ao seu redor e
somente por sua causa.



* * *



Mesmo a criança considerada um gênio precisa de cuidados elementares para
crescer emocionalmente.



Para se tornar, de fato, uma pessoa com capacidade de criar, produzir e
desfrutar junto com os outros, a criança precisa de afeto.



As crianças de hoje não amadurecem emocionalmente mais rápido do que as de
antigamente.



Elas continuam a ter medo do desconhecido, a se alegrarem com pequenas coisas,
a se sentirem infinitamente tristes pela perda de um animal de estimação.



São todas experiências importantes para a formação e o aprendizado emocional do
ser humano, devendo ser valorizadas em todos os seus detalhes.



Redação do Momento Espírita com base em artigo

intitulado Cérebros e corações para o Século XXI,

do jornal Gazeta do povo de 2 de janeiro de 1999.

Em 20.07.2010.

AULA - BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS

AULA - BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS:clique aqui



Capitulo 5 - BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS

LEVANDO OS CACHORROS PARA PASSEAR

LEVANDO OS CACHORROS PARA PASSEAR:

sexta-feira, 5 de abril de 2013

BRAILLE .... PRECISO DE AJUDA PARA DIVULGAÇÃO - não apague sem ler!...‏

BRAILLE .... PRECISO DE AJUDA PARA DIVULGAÇÃO - não apague sem ler!...‏:

Queridos amigos, para seu conhecimento e divulgação dentro de suas possibilidades! 

Pensando nos que não vêem, segue abaixo um serviço: 


Audioteca Sal e Luz 

Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar. 
A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). 

Mas o que é isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita. 

Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3. 

Nos ajude divulgando!!! 

Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho, DIVULGUE!!! 
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro. 

A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. 
Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios. 
A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. 
Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... 

Ajudem-nos. Divulguem! 

Atenciosamente, 

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz. Rua Primeiro de Março, 125- 7º Andar. Centro - RJ.. CEP 20010-000 
Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas 


A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO! Então conto com a ajuda de vocês: repassem! Eles enviam para as pessoas de graça, sem nenhum custo. É um belo trabalho! Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor fique à vontade. É tudo do que eles precisam. 

Palestra "Alma dos animais até a espiritualidade e angelitude- evolução neurológica e espiritual‏

Palestra "Alma dos animais até a espiritualidade e angelitude- evolução neurológica e espiritual‏:

Uma linda história

Uma linda história:clique aqui para ler
Foto: Artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista  Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.  Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.  Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!  Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.  — Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!  Indaguei:  — E o que morte representa para você, minha querida? — Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.) — É isso mesmo. — Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!  Fiquei "entupigaitado", não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança. — E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.  Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei: — E o que saudade significa para você, minha querida? — Saudade é o amor que fica!  Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!  Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.  Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.  Paz e luz a todos _/\_


Artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista  

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